Neandertal era tão inteligente quanto homem moderno, diz estudo

Segundo pesquisa, homem de Neandertal tinha habilidade para caçar, comunicar-se, inovar e adaptar-se a diferentes ambientes

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h12 - Publicado em 30 abr 2014, 19h51

Uma pesquisa da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, publicada nesta quarta-feira pelo periódico Plos One, afirma que a inteligência dos neandertais é comparável à do homem moderno. Segundo o novo estudo, os neandertais eram igualmente talentosos para caçar, comunicar-se, inovar (na dieta, por exemplo) e adaptar-se a diferentes ambientes, ao contrário do que sugerem leituras convencionais.

Título original: Neandertal Demise: An Archaeological Analysis of the Modern Human Superiority Complex​

Onde foi divulgada: periódico Plos One.

Quem fez: Paola Villa e Wil Roebroeks

Instituição: Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos.

Resultado: Segundo os pesquisadores, a teoria de que esses hominídeos eram menos inteligentes que o homem moderno é falaciosa. A capacidade de comunicação, caça, inovação e adaptação dos neandertais são semelhantes às do homem moderno.

A semelhança entre esses homens pré-históricos, considerados uma subespécie do Homo sapiens, e o homem moderno vem sendo atestada em um número crescente de pesquisas. Neste novo estudo, os cientistas usaram análises genéticas dos neandertais para examinar doze explicações comuns para sua extinção, ocorrida há 50.000 anos na Ásia e há 30.000 anos na Europa. Conclusão: nenhuma delas é suficientemente embasada, como a teoria segundo a qual os neandertais não conseguiam se adaptar a diferentes ambientes – há indicativos de que eles caçavam em grupo e utilizavam a paisagem para ajudá-los nessa tarefa.