Neandertais coexistiram com os humanos na Europa por até 5,4 mil anos

Com uso de uma técnica melhorada de datação por radiocarbono, pesquisadores descobriram que os neandertais desapareceram da Europa há 40 mil anos

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h10 - Publicado em 20 ago 2014, 19h04

Uma nova análise de amostras de 40 sítios arqueológicos permitiu precisar que os neandertais coexistiram na Europa com os humanos modernos durante um período de 2.600 a 5.400 anos. A partir de uma técnica melhorada de datação por radiocarbono, pesquisadores liderados por uma equipe da Universidade de Oxford detalham em um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature que os neandertais desapareceram da Europa há 40 mil anos. De acordo com os autores, não se tratou de uma extinção abrupta, mas um processo gradual que seguiu seu próprio ritmo em diferentes pontos do continente.

A nova cronologia destaca o padrão que se seguiu ao desaparecimento dos neandertais e sugere que “provavelmente algumas pequenas povoações sobreviveram em pontos específicos da Europa antes de serem extintas”, explicou Thomas Higham, responsável pela pesquisa. O estudo destaca que os milênios nos quais os neandertais e os humanos modernos coexistiram no continente representam um tempo amplo para a transmissão de comportamentos culturais e simbólicos, assim como para possíveis intercâmbios genéticos.