Clique e assine a partir de 9,90/mês

Nasa revela ângulos inéditos dos anéis de Saturno

Agência espacial americana obteve imagens após sonda Cassini alterar a órbita ao redor do planeta, permitindo o registro acima e abaixo da linha do Equador

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 16h30 - Publicado em 10 jul 2012, 19h33

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (9) imagens inéditas dos anéis de Saturno feitas pela sonda Cassini. Há 18 meses a agência espacial americana não registrava nenhuma imagem nova dos anéis. A fotografia só foi possível porque a sonda Cassini, em órbita ao redor de Saturno desde 2004, está mudando a sua trajetória, o que permitiu que a câmera registrasse novos ângulos do planeta gasoso, acima e abaixo da linha do Equador. Isso permite aos cientistas obter novas imagens – “espetaculares”, segundo a agência – dos polos e da atmosfera de Saturno, além de suas luas.

Nasa divulga novas imagens dos anéis de Saturno
Nasa divulga novas imagens dos anéis de Saturno

Essa alteração na trajetória tem uma ‘forcinha’ da gravidade da maior lua de Saturno, a Titan. Na mais recente aproximação, Cassini inclinou 16 graus. Até abril de 2013 serão sete aproximações, que devem mudar a inclinação da sonda em 62 graus.

Em abril de 2017, Cassini terá alterado totalmente a sua trajetória, inclinando 64 graus. Nesta posição, a sonda poderá atravessar a estreita passagem entre a atmosfera de Saturno e o anel mais próximo a ela. A manobra é importante para que a sonda não se choque com nenhuma parte do anel. Só assim ela poderá entrar na atmosfera do planeta e encerrar a missão.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, um gigante de gás com uma atmosfera composta por hidrogênio (96,3%) e hélio (3,25%), famoso por seus anéis. Há duas teorias a respeito da formação destes anéis. A primeira diz que eles tiveram origem em uma lua de saturno que foi destruída. A outra teoria diz que os anéis são remanescentes da nebulosa de onde Saturno se formou.

Publicidade