Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Nasa planeja capturar asteroide e colocá-lo em órbita da Lua

Agência pretende lançar missão com astronautas para explorar asteroide até 2025

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h21 - Publicado em 12 abr 2013, 21h29

A Nasa anunciou nesta quarta-feira o projeto de capturar um pequeno asteroide, colocá-lo em órbita da Lua e explorá-lo cientificamente. O plano inclui o uso de naves não-tripuladas para apanhar o corpo e o lançamento de uma missão de astronautas para estuda-lo até 2025. A ideia foi revelada depois de ser incluída na proposta de orçamento da agência para 2014.

A ideia de explorar asteroides tem se tornado cada vez mais atrativa com o avanço tecnológico. Recentemente, várias empresas revelaram o projeto de minerar asteroides em busca de metais que são raros na Terra mas abundantes no espaço, como platina, paládio e ouro.

Leia também:

Asteroide que passou perto da Terra pode valer quase 200 bilhões de dólares

Os projetos da Nasa, no entanto, são mais antigos. Desde os anos 1970 a agência estuda possíveis modos de visitar asteroides para melhor entender suas características e as origens do sistema solar. Em 1972, a nave Pioneer 10 foi a primeira a entrar no Cinturão de Asteroides que existe entre Marte e Júpiter. Mais recentemente, a nave Dawn concluiu sua investigação sobre o asteroide Vesta no ano passado. Até agora, no entanto, nenhum ser humano chegou perto desses corpos.

Em preparação para as próximas missões, a agência espacial americana diz que tem usado a Estação Espacial Internacional para estudar a vida e o movimento dos homens no espaço, além de ter realizado, em 2012, simulações de missões em asteroides.

Segundo a Nasa, o desenvolvimento da tecnologia para essa missão deve ajudar a descobrir não só os pequenos asteroides que poderão ser explorados, mas também os maiores que porventura ameacem a Terra.

Continua após a publicidade

Publicidade