Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa lança sonda que estudará atmosfera de Marte

Nave deve chegar ao planeta em setembro de 2014, onde irá investigar como grande parte de sua atmosfera se perdeu ao longo do tempo

A Nasa lançou nesta segunda-feira a sonda Maven (Evolução Atmosférica e Volátil de Marte, na sigla em inglês), que deve orbitar o planeta vermelho e estudar em detalhes sua atmosfera. A cápsula decolou a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo do foguete Atlas 5.

Segundo a agência espacial, a Maven deve chegar a seu destino em setembro de 2014. Ali, ela irá analisar a composição de sua atmosfera, em busca de sinais que ajudem a compreender como o planeta perdeu grande parte de seus gases – e líquidos – ao longo do tempo.

A partir de informações coletadas em missões anteriores, os cientistas estimam que, no passado, Marte deveria possuir um clima mais quente e uma atmosfera mais espessa do que hoje, capaz de armazenar oceanos de água líquida. Era, em suma, um ambiente muito mais propício à vida. Hoje, Marte possui uma atmosfera muito mais rarefeita, na qual a baixa temperatura e pressão atmosférica fazem com que a água só possa existir nos estados sólido e gasoso – passando de um estado para outro diretamente.

Leia também:

Vídeo da Nasa mostra passado líquido de Marte

Até agora, os pesquisadores não sabem para onde todo esse gás foi. A esperança é que a sonda Maven possa ajudar a responder essa pergunta e a mostrar se, de fato, o planeta pode ter armazenado vida no passado.