Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Nasa divulga vídeo de quatro dias de Saturno em um minuto

Imagens foram feitas pela sonda Cassini, que estuda Saturno, em abril de 2016

Por Da redação Atualizado em 22 nov 2016, 10h49 - Publicado em 22 nov 2016, 10h31

A Nasa publicou um vídeo que mostra como são quatro dias – ou pouco menos de 44 horas – em Saturno, resumidos em um minuto. O pequeno filme, divulgado pela missão Cassini, que busca informações sobre o planeta, seus anéis e campo magnético, foi feito com imagens capturadas pela sonda entre 25 e 27 de abril deste ano. Segundo os astrônomos, o filme deve ajudar a descobrir, finalmente, qual a duração exata do período de um dia em Saturno.

  • Acredita-se que uma jornada no planeta tenha cerca de 10,5 horas da Terra. Os cientistas, no entanto, não sabem a duração exata do período porque Saturno é um gigante gasoso, envolto em nuvens que dificultam o cálculo dos astrônomos. Para descobrir qual a duração de um dia em um planeta, os cientistas costumam calcular o tempo que ele leva para dar uma volta em torno de seu eixo, o chamado período de rotação. Para isso, encontram uma característica da superfície, como uma montanha ou uma cratera, e observam quanto tempo ela leva para dar essa volta completa. Na Terra, essa medição daria exatamente 23,934 horas – ou as 24 horas que usamos nos relógios. Mas, como Saturno é feito de gás e, portanto, não tem montanhas ou outras características do relevo, os cientistas observam suas nuvens e tempestades – que, até hoje, confundem os astrônomos, pois se movem em velocidades diferentes.

    Para chegar à duração exata do período em Saturno, os cientistas programaram uma séria de “mergulhos” de Cassini entre a superfície do planeta e seus anéis, a partir de abril de 2017. Além de captar mais detalhes e ajudar nas medições, a sonda deve terminar sua missão, lançada em 1997, seis meses após os “mergulhos”, com uma queda em Saturno.

    Confira o vídeo feito pela Nasa (em inglês), que é repetido duas vezes para mostrar mais detalhes do planeta:

    Continua após a publicidade
    Publicidade