Nasa disponibiliza pesquisas para download gratuito

Segundo a agência espacial americana, a medida foi tomada para facilitar o acesso das pessoas à pesquisa científica

Atualizado em 20 set 2016, 10h39 - Publicado em 20 set 2016, 10h39

As pesquisas financiadas pela Nasa agora estão disponíveis para download em uma plataforma gratuita. De acordo com a agência espacial americana, a medida foi tomada para facilitar o acesso das pessoas à pesquisa científica. Dentre os vastos temas dos estudos que podem ser consultados estão os tsunamis de Marte e os exercícios realizados pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Nasa divulga incrível vídeo de 365 dias da Terra em 2 minutos
Missão Juno: Nasa divulga 1.300 fotos de Júpiter

“Estamos celebrando essa oportunidade de aumentar o acesso ao nosso extenso portfólio de publicações científicas e técnicas. Com o acesso livre, convidamos a comunidade global a se juntar conosco para explorar a Terra, o ar e o espaço”, disse Dava Newman, vice-presidente da Nasa, em comunicado.

A Nasa informou ainda que os trabalhos devem ser adicionados à plataforma, chamada PubSpace, no período de um ano após a publicação. A medida vem depois de um pedido do órgão responsável pelas políticas científicas e tecnológicas da Casa Branca, em 2013, para que as agências científicas desenvolvessem um plano para aumentar o acesso aos resultados de pesquisas que antes eram disponíveis, em grande maioria, via plataformas pagas.

O site conta com pouco mais de 870 trabalhos científicos – com mais dados por vir. A agência espacial americana afirma, no entanto, que algumas pesquisas não serão publicadas no PubSpace pois envolvem assuntos como segurança nacional. “Deixar os dados dos estudos com acesso facilitado vai ampliar enormemente o impacto da nossa pesquisa. Como cientistas e engenheiros, nós trabalhamos com base em contribuições de outros profissionais”, disse Ellen Stofan, cientista-chefe da Nasa.