Clique e assine a partir de 9,90/mês

Nasa anuncia museus que abrigarão ônibus espaciais

Últimos voos serão feitos pela Endeavour, em 29 de abril, e Atlantis, em junho

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 17h08 - Publicado em 12 abr 2011, 19h18

Trinta anos após o primeiro voo do programa de ônibus espaciais americano, a Nasa anunciou nesta terça-feira os locais onde as naves aposentadas ficarão expostas ao público.

O Discovery, o mais antigo da frota, será exibido no Steven F. Udvar Hazy Center, uma ala do Museu Aeroespacial do Smithsonian Institution, na Virgínia. O Endeavour, que realiza seu último voo no dia 29 de abril, terá como lar o California Science Center, em Los Angeles. O Atlantis, que ainda terá uma chance de voar pela última vez em junho, antes do programa espacial americano encerrar de vez os voos com ônibus espaciais, ficará no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Já o protótipo Enterprise, que nunca chegou a voar, ficará no Museu Espacial do porta-aviões USS Intrepid, ancorado em Manhattan, Nova York. Ele atualmente está em exibição no Centro Udvar Hazy, na Virgínia. “Cada ônibus tem histórias para serem contadas e compartilhadas”, afirmou o chefe da NASA, Charles Bolden.

A Nasa também planeja uma cerimônia para homenagear o Columbia. Primeiro ônibus espacial a voar no espaço, em 12 de abril de 1981, o Columbia explodiu em seu retorno à Terra em 2003, matando os sete astronautas a bordo. O outro membro original da frota de cinco naves, o ônibus espacial Challenger, explodiu 73 segundos após a decolagem, em 1986. Todos os sete astronautas morreram.

Continua após a publicidade

(Com Agência France-Presse)

Publicidade