Clique e assine a partir de 9,90/mês

Nasa anuncia foguete que levará homem a Marte

Sistema de lançamento será capaz de colocar 130 toneladas no espaço, a mesma capacidade do poderoso Saturn V, que levou o homem à Lua

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 17h00 - Publicado em 14 set 2011, 15h38

A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta quarta-feira o projeto de foguete escolhido para levar o homem a Marte. O foguete será chamado Space Launch System (SLS), vai custar cerca de 35 bilhões de dólares, de acordo com a Associated Press, e levará astronautas a bordo da cápsula MPCV, anunciada em maio.

O novo foguete será tão poderoso quanto o Saturn V, que levou o homem à Lua: será capaz de levar ao espaço as mesmas 130 toneladas de carga útil. Os recém-aposentados ônibus espaciais podiam colocar no espaço no máximo 27 toneladas. (continue lendo a matéria)

Assista à animação do Space Launch System divulgada pela Nasa:

O primeiro lançamento não tripulado do foguete está planejado para 2017, e os primeiros astronautas a bordo do SLS só devem voar em 2021. O plano está dentro do cronograma de projetos espaciais do governo Obama, que determinou uma missão tripulada a um asteroide próximo a Terra até 2025. Depois disso, a ideia é chegar a Marte – primeiro uma volta no planeta vermelho e em 2030 uma missão de pouso.

Continua após a publicidade

O SLS vai utilizar motores dos ônibus espaciais e outros equipamentos planejados para o extinto programa Constellation, gestado no governo Bush, que pretendia levar o homem de volta à Lua. A agência espacial espera gastar três bilhões de dólares por ano com o sistema.

A Nasa pretende economizar recursos delegando o transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional a empresas privadas. Com isso, a agência poderá dirigir seu orçamento para missões que vão além da órbita da Terra e da Lua.

Publicidade