Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa anuncia descoberta de 715 novos planetas fora do Sistema Solar

Cinco mundos estão na zona habitável de suas estrelas e têm um tamanho semelhante ao da Terra

A Nasa anunciou nesta quarta-feira que foram identificados 715 novos planetas fora do Sistema Solar. Os novos mundos orbitam 305 estrelas e foram descobertos pelo telescópio Kepler, cuja missão é encontrar planetas semelhantes à Terra, a partir de um novo método de verificação. A descoberta será publicada em 10 de março no periódico The Astrophysical Journal.

Não existem muitas informações sobre esses planetas, principalmente se eles têm as condições necessárias para o surgimento da vida – água, superfície rochosa e uma distância de suas estrelas que os mantenha na temperatura ideal. Cinco planetas estão na zona habitável de suas estrelas e têm um tamanho semelhante ao da Terra, informou a Nasa. Segundo a agência, a maioria das novas descobertas está em um sistema multiplanetário parecido com o nosso. Cerca de 95% dos novos planetas têm um tamanho entre o da Terra e o de Netuno (quatro vezes maior).

Leia também:

Cientistas usam nova técnica para detectar água em planeta fora do Sistema Solar

Descoberto o primeiro exoplaneta habitável

O novo método consiste em uma ferramenta que permite analisar diversos mundos ao mesmo tempo. Antigamente, cada planeta era confirmado individualmente, por meio de uma técnica chamada “diminuição de luminosidade”, que ocorre quando algum objeto transita em frente a uma estrela do ponto de vista da Terra e causa uma redução na luz vista. O sistema de passagem, no entanto, não é certeiro, uma vez que outros motivos podem reduzir a luminosidade de uma estrela vista da Terra.

“Há apenas 20 anos só conhecíamos dúzias de possíveis candidatos a exoplanetas. Agora temos cerca de 1.000, a maioria descoberta nos últimos cinco anos”, afirma Douglas Hudgins, da Divisão de Astrofísica da agência espacial americana.

O Kepler, lançado em 2009, observa 150.000 estrelas, entre as quais 3.600 são possíveis planetas. Até agora, 961 desses candidatos foram confirmados.

(Com AFP e EFE)