Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa adia em um dia lançamento de sonda para Marte

A agência espacial americana (Nasa) adiou em um dia o lançamento da maior sonda já enviada a Marte, agora previsto para 26 de novembro.

O adiamento “dará tempo à equipe para remover e substituir a bateria do sistema de finalização de voo”, anunciou a Nasa em um comunicado.

O voo agora está agendado para as 10h02 (locais, 13h02 de Brasília) de sábado, da estação da força aérea em Cabo Cañaveral, na Flórida. A janela de lançamento permanecerá aberta por 1 hora e 43 minutos.

Também conhecida como sonda Curiosity, o veículo se trata de um avançado robô de US$ 2,5 bilhões, equipado com câmeras de vídeo e um sofisticado kit móvel de ferramentas para analisar rochas e o solo do planeta vermelho.

Com seis rodas, feixe de laser, brocas, câmeras que simulam a rotação dos olhos e um laboratório embutido, a Curiosity é “a máquina dos sonhos do cientista de Marte”, elogiou Ashwin Vasavada, vice-encarregado de projeto do Mars Science Laboratory, no Laboratório de Jatopropulsão da Nasa.

Em Marte, a sonda explorará a Cratera Gale, ao sul do equador do planeta, onde há uma variedade de solos e uma pequena montanha que dará à máquina a oportunidade de escalar e analisar amostras em diferentes altitudes.

Mas o robô enfrentará uma longa jornada de 570 milhões de quilômetros para chegar ao planeta, percurso que levará cerca de oito meses e meio para ser percorrido, antes do pouso, previsto para agosto de 2012.

O objetivo principal da missão da sonda Curiosity é verificar se existiu vida em Marte.