Clique e assine a partir de 9,90/mês

Não é sangue: vídeo inusitado mostra como flamingos alimentam os filhotes

Filmagem feita na Índia mostra cena em que um pássaro usa a cabeça de outro para transferir o alimento

Por Sabrina Brito - Atualizado em 20 fev 2020, 18h20 - Publicado em 20 fev 2020, 17h31

Um guarda florestal da Índia publicou nesta quarta-feira (19), um vídeo onde parece mostrar dois flamingos lutando. No tuíte, um dos pássaros tem o bico sobre a cabeça do outro, aparentando que houve um ferimento.

Na verdade, a cena curiosa mostra um dos pais regurgitando uma espécie de “leite” (que esses pássaros produzem no papo) para o filho que fica posicionado abaixo. No entanto, em vez de depositar o líquido diretamente no bico filhote, o flamingo adulto usa a cabeça do outro, e o líquido goteja até alcançar o pequeno.

O leite é composto de proteínas e gorduras que compõem o revestimento do papo, que é onde a comida fica armazenada antes da digestão. Curiosamente, os flamingos obtêm sua coloração rosada por meio de uma dieta de algas e crustáceos, ricos em pigmentos carotenoides. No entanto, alimentar o filhote com leite durante a época de reprodução exige tanto carotenoide que aves perdem a cor característica e sua plumagem fica esbranquiçada, que retorna assim que os filhotes começam a comer sozinhos.

Assista ao vídeo:

Continua após a publicidade

Publicidade