Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre primeiro gorila nascido em Zoo de Nova York

Pattycake tinha 40 anos e morreu por causa de problemas cardíacos

Pattycake, primeiro gorila nascido em um zoológico de Nova York, morreu neste domingo, aos 40 anos, informou a Sociedade de Preservação da Vida Silvestre (The Wildlife Conservation Society), que gerencia a instituição, situada no Bronx. Pattycake estava sob cuidados médicos devido à sua idade avançada e era tratada por problemas cardíacos crônicos.

“Pattycake era, talvez, o gorila mais conhecido do zoológico do Bronx e uma instituição da cidade de Nova York”, informou o diretor do local, Jim Breheny, em um comunicado. “Milhões de crianças da cidade de Nova York cresceram com Pattycake no zoológico do Bronx. Ela era um animal muito especial e sentiremos profundamente sua falta”, acrescentou.

Ela nasceu no zoológico do Central Park em 3 de setembro de 1972, filha de Kongo e Lulu, e desde o começo da vida virou uma espécie de mascote para todos os nova-iorquinos. Em 1983, foi transferida em definitivo para o zoo do Bronx, onde passou alguns anos no hospital devido a uma fratura em um braço.

Pattycake deixou como descendentes dez gorilas, entre eles dois gêmeos nascidos em 1995 e que moram atualmente nos zoológicos americanos de Omaha, Louisville, Utah, Detroit, Boston e Buffalo. O zoo do Bronx tem 18 gorilas.

Segundo a Sociedade de Preservação da Vida Silvestre, Pattycake era o 31ª gorila mais velho dos 338 que vivem nos zoológicos americanos.