Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Misterioso ‘tubarão fantasma’ é filmado pela primeira vez

Cientistas conseguiram capturar imagens da espécie nas águas profundas da costa da Califórnia e Havaí, nos Estados Unidos

Por Da redação Atualizado em 20 dez 2016, 21h55 - Publicado em 20 dez 2016, 17h01

Explorando a costa da Califórnia e do Havaí, nos Estados Unidos, cientistas gravaram as primeiras imagens de um animal conhecido como “tubarão fantasma” (Hydrolagus trolli), em seu habitat natural. O filme, divulgado recentemente pelo Centro de Pesquisa do Aquário de Monterey Bay (MBARI, sigla em inglês), revela o peixe, também conhecido como “quimera”, nadando em águas profundas. A espécie, que nunca havia sido filmada, chama atenção pelas marcas em seu corpo, que parecem com cicatrizes.

  • Segundo os cientistas, as imagens foram feitas por acaso, pois o animal jamais havia sido visto no hemisfério Norte. Um submarino não-tripulado, enviado pela equipe de geólogos do Aquário de Monterey Bay, explorava o fundo do oceano a uma profundidade de 2.000 metros quando a estranha criatura apareceu. Apesar das gravações terem sido feitas em 2009, só agora os cientistas conseguiram confirmar que a criatura tinha características próximas de um tipo de “tubarão fantasma” conhecido como “quimera azul de nariz pontudo”.

    Visão ampliada de uma quimera azul de nariz pontudo
    Visão ampliada de uma quimera azul de nariz pontudo MBari/Divulgação

    Parente das raias e dos tubarões, essa espécie de peixe é encontrada normalmente perto da Austrália e Nova Zelândia e raramente é vista por seres humanos. O animal é cego e, ao contrário de outros tubarões, possui placas dentárias no lugar de dentes verdadeiros. Os machos têm um pênis retrátil na cabeça.

    A versão completa do vídeo divulgado pelo MBARI (em inglês):

    Continua após a publicidade
    Publicidade