Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Missão Juno: Nasa divulga 1.300 fotos de Júpiter

De acordo com a Nasa, as fotografias tiradas entre 12 e 29 de junho foram utilizadas para criar o vídeo de Júpiter sendo orbitado por suas luas

A Nasa divulgou nesta semana 1.300 imagens de Júpiter capturadas pela sonda Juno, que chegou ao gigante gasoso no início deste mês após viajar durante longos cinco anos pelo espaço. No site destinado à missão Juno é possível realizar o download de todas as imagens não processadas – e, de acordo com a Nasa, “criar suas próprias produções”.

Leia também:
Missão Juno envia sua primeira imagem após chegar a Júpiter
A Nasa chegou a Júpiter. Por que isso é importante?

Segundo a agência espacial americana, as imagens de Júpiter foram capturadas entre 12 e 29 de junho, enquanto a sonda se aproximava do gigante gasoso. À primeira vista, as imagens parecem apresentar alguma falha, pois apenas quatro minúsculos pontos podem ser vistos (confira abaixo). No entanto, ao aproximar a fotografia é possível ver o gigante Júpiter em diferentes frames (quadros estáticos).

As imagens são apresentadas dessa forma por causa da configuração da JunoCam, a câmera responsável pelos “cliques”. De acordo com a Nasa, cada tira é composta de 82 quadros estáticos capturados enquanto a sonda orbitava no espaço. “O resultado final é uma imagem que contém cada um dos frames empilhados verticalmente (como uma tira). Este é o padrão da JunoCam”, afirmou a agência.

NASA divulga fotos de Júpiter, obtidas através da sonda Juno Imagem aproximada de Júpiter em diferentes frames, fornecida pela Nasa

Imagem aproximada de Júpiter em diferentes frames, fornecida pela Nasa (Nasa/Divulgação)

Essas foram as fotografias utilizadas para criar o vídeo divulgado recentemente que mostrava o gigante gasoso sendo orbitado por suas luas, de acordo com a Nasa. Para obter o vídeo, a agência espacial americana empilhou as tiras, como em um ‘flip book’ (uma coleção de imagens organizadas de forma sequencial que, quando folheadas apresentam movimento). Ao sequenciar as imagens capturadas pela JunoCam, eles conseguiram apresentar um filme da sonda Juno se aproximando do gigante gasoso (confira abaixo).

A espera por imagens mais nítidas está quase acabando: a agência espacial americana afirmou na semana passada que as fotografias aproximadas do gigante gasoso devem ser capturadas no final de agosto. “As primeiras imagens em alta resolução do planeta serão feitas em 27 de agosto, quando Juno passar mais próximo de Júpiter”, afirmou Candice Hansen, pesquisadora na missão Juno, do Instituto de Ciência Planetária no Arizona, Estados Unidos.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Micky Oliver

    Viva a Tekpix!

    Curtir