Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Mau tempo força adiamento da missão que vai mapear a gravidade da Lua

Ventos fortes impediram que as espaçonaves da missão GRAIL voassem ao espaço. Lançamento deve ocorrer nas próximas 24 horas

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 17h00 - Publicado em 8 set 2011, 10h36

O tempo não cooperou para o lançamento da missão GRAIL. A Nasa, agência espacial americana, decidiu adiar por pelo menos 24 horas o lançamento das sondas gêmeas que vão ajudar a mapear a gravidade da Lua. De acordo com os meteorologistas da agência, o lançamento foi adiado por causa de ventos fortes na região da base de lançamento do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. O lançamento desta sexta-feira deve ocorrer até as 10h12 (horário de Brasília).

Quando lançadas, as espaçonaves vão mapear o campo gravitacional da Lua, além de ajudar os cientistas a encontrar os melhores locais para futuras missões ao satélite natural, tripuladas ou não. As duas sondas, chamadas GRAIL-A e GRAIL-B, só chegarão à Lua no início de 2012.

Isso porque o foguete Delta II é de uma classe menos potente em relação ao Saturn V, que levou o homem à Lua em apenas três dias. Em vez de percorrer em linha reta os 385.000 quilômetros que separam a Terra da Lua, as sondas darão algumas voltas no planeta para pegar impulso rumo ao satélite natural. Além de diminuir os custos da missão, os engenheiros da Nasa terão tempo suficiente para se certificar de que os instrumentos das sondas estão em perfeitas condições após o lançamento.

Publicidade