Clique e assine a partir de 8,90/mês

Marte, Vênus e a Lua podem ser vistos em conjunção na noite desta sexta-feira

A melhor hora para observar o fenômeno é cerca de uma hora após o pôr do sol

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 16h06 - Publicado em 20 fev 2015, 17h42

Uma conjunção entre Marte, Vênus e a Lua será vista no céu na noite desta sexta-feira. O fenômeno, que faz com que os três objetos pareçam estar próximos um do outro, poderá ser observado de todo o Brasil.

“A melhor hora para observar a conjunção é assim que começa a escurecer, cerca de uma hora após o pôr do sol”, afirma Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos. A aproximação ocorre na direção da constelação de peixes, então é preciso olhar na direção Oeste, onde o Sol desaparece.

Sábado será o dia em que os planetas ficarão mais próximos, com a Lua um pouco mais distante. Binóculos ou telescópios com aumento baixo (de dez a vinte vezes) ajudam na visualização, mas não são imprescindíveis.

“A Lua é o astro mais brilhante (com magnitude – 6,6), seguida por Vênus (com magnitude – 4 e coloração branca) e depois por Marte (com magnitude + 1,3 e coloração alaranjada)”, afirma Alexandre Amorim, coordenador de observações do Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza, vinculado ao Instituto Federal de Santa Catarina.

Vale lembrar que a aproximação entre os dois astros é aparente, e que continua havendo centenas de milhões de quilômetros entre eles. Aqui da Terra, eles parecem se aproximar devido ao caminho que percorrem em suas órbitas