Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Livro de Isaac Newton pode ser o mais caro já leiloado

O leilão do livro clássico, 'Principia Mathematica', tem preço inicial de 1 milhão de dólares. O evento acontece neste mês

Por Da redação Atualizado em 6 dez 2016, 12h11 - Publicado em 6 dez 2016, 12h07

Uma cópia rara da primeira edição de uma das obras mais renomadas de Isaac Newton, Principia Mathematica, pode se tornar o livro mais caro a ser leiloado. O evento será realizado pela Christie’s, uma casa britânica de leilão de obras de arte, em 14 de dezembro. O preço inicial fixado pela empresa é a partir de 1 milhão de dólares. Aproximadamente 3,44 milhões de reais.

A obra do leilão faz parte do conjunto de livros distribuídos apenas no continente europeu no século XVII. No total foram impressas 400 cópias do primeiro volume: 20% são as chamadas versões continentais e o restante era enviado para livrarias somente da Inglaterra por Newton e o editor do livro, Edmond Halley.

O livro Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, ou simplesmente Principia Mathematica, foi publicado pela primeira vez em 1687 e contém as leis da Mecânica Clássica e da Gravitação Universal, que descrevem o movimento dos corpos no universo. É considerado um dos trabalhos científicos mais importantes da história da ciência. Duas cópias e o manuscrito original estão na Royal Society, instituição inglesa responsável pelo desenvolvimento científico. O trabalho do físico permaneceu inalterado por 300 anos, até ser modificado pela teoria da relatividade de Albert Einstein.