Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lançamento de cápsula privada termina em fiasco

Foguete falhou no final da contagem regressiva e a missão foi abortada

A primeira tentativa de uma empresa privada de enviar uma cápsula de reabastecimento à Estação Espacial Internacional (ISS) terminou em fiasco neste sábado. A falha aconteceu quando diversas televisões internacionais acompanhavam ao vivo o final da contagem regressiva para o lançamento do foguete Falcon 9.

A Nasa indicou que uma primeira revisão dos sistemas mostrava uma pressão muito alta na câmara de um dos motores do foguete. A agêncial espacial e a empresa Space Exploration Technologies (SpaceX), proprietária da cápsula não tripulada Dragon, concederão uma entrevista coletiva ainda neste sábado para dar mais detalhes sobre a missão frustrada.

O lançamento, que já fora postergado duas vezes no último mês, foi inicialmente reprogramado para o próximo 22 de maio. A cápsula deveria partir de Cabo Canaveral, no sul da Flórida, para acoplar-se quatro dias depois à ISS, a 385 quilômetros da Terra.

A Nasa aposentou no ano passado o programa das naves que durante trinta anos realizou suas missões espaciais, abastecendo periodicamente a ISS. A agência outorgou à empresa SpaceX um contrato de 1,6 bilhão de dólares para uma dúzia de missões das cápsulas Dragon.

(Com agência EFE)