Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Japão confirma falha geológica sob reator nuclear

Empresa responsável pela central atômica de Tsuruga, oeste do país, não deverá receber autorização para reativar equipamento

Um dos reatores de uma central atômica em Tsuruga (oeste do Japão), atualmente parada, está localizado sobre uma falha geológica ativa. É o que confirma o relatório final de um painel de especialistas. Com isso, o reator não receberá autorização para ser reativado, e empresa Japan Atomic Power se vê obrigada a estudar seu desmantelamento.

A empresa criticou publicamente a decisão dos especialistas, alegando que faltam dados e fatos objetivos que apoiem seu relatório. O presidente da Japan Atomic Power, Yasuo Hamada negou que seja necessário fechar o reator imediatamente.

Atualmente, apenas dois reatores de um total de 50 estão em serviço no Japão. Os demais foram paralisados por medida de precaução à espera de novas normas de segurança, em fase de elaboração, e que entrarão em vigor em julho.

As mudanças rígidas foram implementadas após o acidente nuclear de Fukushima, provocado por um tsunami em março de 2011.

(Com Agência France Presse)