Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã envia foguete com macaco ao espaço

Depois de completar a missão espacial, a cápsula aterrissou com o macaco em segurança. Segundo os responsáveis, a missão foi um sucesso

O governo iraninano anunciou nesta segunda-feira que o lançamento ao espaço de um foguete com um macaco a bordo foi bem sucedido. De acordo com o órgão espacial iraniano, a cápsula Pishgam (pioneiro, em português) completou as etapas previstas na missão e aterrissou com o macaco em segurança. As informações são da agência oficial iraniana Irna.

A agência considerou o lançamentpo um sucesso, pois o o foguete atingiu uma altura de 120 quilômetros e enviou ao espaço um ser vivo com uma fisiologia parecida à do ser humano. Não houve confirmação independente da notícia, e potências ocidentais não haviam relatado nenhum lançamento iraniano no final da semana passada.

Astronauta iraniano – O diretor do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, havia anunciado que seu país iria lançar ao espaço um foguete com um símio a bordo durante a comemoração do 34º aniversário do triunfo da revolução islâmica, que ocorre entre 1º e 11 de fevereiro.

Em declarações divulgadas pela agência local de notícias iraniana Mehr, Fazeli explicou que o lançamento faz parte de um ambicioso projeto nacional que tem como objetivo pôr em órbita um homem em um período que pode ir de cinco a oito anos. “Com o lançamento desta cápsula, os preparativos do projeto de enviar um ser humano ao espaço tomarão forma imediata”, afirmou.

O programa espacial iraniano é visto com receio pelos países ocidentais, já que algumas das aplicações para o lançamento de satélites servem também para melhorar o sistema dos mísseis balísticos do país.

(com Agência Reuters e EFE)