Hubble celebra 24 anos com imagem da Nebulosa Cabeça de Macaco

A foto inédita do 'berçário de estrelas', que fica a 6.400 anos-luz de distância da Terra, foi captada com a ajuda da visão infravermelha do telescópio

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 16h13 - Publicado em 17 mar 2014, 16h43

Para celebrar o aniversário de 24 anos do lançamento do telescópio Hubble, a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram uma imagem inédita da Nebulosa Cabeça de Macaco. A região, um conhecido berçário de estrelas, fica a 6.400 anos-luz de distância da Terra (cada ano-luz corresponde a cerca de 10 trilhões de quilômetros), na constelação de Órion. Sua imagem foi captada em fevereiro deste ano, com o auxílio da visão infravermelha do equipamento.

A imagem revela uma nuvem densa de gás e poeira cósmica em contraste com gases brilhantes. Aquecidas pela radiação das estrelas no centro da nebulosa, as partículas de poeira brilham. Também conhecida como NGC 2174, a Nebulosa Cabeça de Macaco é formada por estrelas jovens em meio a poeira e gás cósmico.

Leia também:

Telescópio Hubble fotografa asteroide se despedaçando

Publicidade

Observatório divulga imagens nítidas da Nebulosa do Camarão

Lançamento – O telescópio Hubble foi lançado ao espaço em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery. Conhecido pelas belas imagens que divulga do cosmo, suas descobertas revolucionaram quase todas as áreas de pesquisa astronômica. Em 2017, ele será substituído pelo telescópio James Webb, que ainda está em construção. De acordo com os astrônomos, o novo equipamento será capaz de registrar imagens de objetos ainda mais distantes do universo, invisíveis às lentes do Hubble.

Publicidade