Hong Kong usa DNA para identificar ‘sujões’

Com material genético, cientistas conseguem descobrir a aparência de pessoas que jogam lixo no chão. Depois, colocam retratos delas em outdoors

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h04 - Publicado em 28 Maio 2015, 16h31

Em Hong Kong, pessoas comuns tiveram o rosto estampado em outdoors. Mas não foi algo glamuroso. O motivo que as levou à fama foi por terem jogado lixo no chão.

O Desafio Limpeza de Hong Kong, uma organização não-governamental, e a Ogilvy & Mather, agência de publicidade, transformaram a vida dos cidadãos em uma espécie de Big Brother, desencadeando ondas de constrangimentos naqueles que não respeitam a limpeza urbana.

A Ogilvy recolheu lixo de locais ao redor de Hong Kong e enviou amostras para um laboratório nos Estados Unidos, o Parabon Nanolabs, especializado em sequenciamento de DNA. O Parabon analisou o material e criou combinações digitais de como seria a aparência daquelas pessoas. As imagens finalizadas estamparam os outdoors pela cidade.