Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Homens ganham mais que mulheres porque são competitivos desde cedo, diz estudo

Disposição para competir é maior entre meninos desde os três anos, aponta estudo feito na Áustria

Homens conquistam salários maiores que as mulheres porque são mais competitivos desde a infância. A conclusão é de um estudo realizado na Áustria, que será apresentado na conferência anual da Royal Economy Society, na Inglaterra.

A pesquisa envolve dois experimentos. No primeiro, crianças entre três e oito anos participaram de uma corrida de 30 metros depois de escolher entre correr sozinha ou competir com as outras. No segundo, crianças de nove a 18 anos escolheram entre participar de uma competição de matemática e fazer uma prova individual. Todas as crianças recebiam recompensas pelo teste, mas o prêmio para quem escolhia competir era maior.

O resultado mostra que as meninas são menos dispostas a competir que os meninos, embora sejam tão boas em matemática e tenham as mesmas chances de vencer uma corrida.

Para os cientistas da Universidade de Innsbruck, na Áustria, o fato de os meninos se mostrarem mais propensos a competir desde cedo pode ser uma das razões que explicam os maiores salários dos homens em relação às mulheres. Isso porque, argumentam, os cargos mais bem remunerados envolvem as funções mais competitivas.

Penalizadas – Pesquisas anteriores mostraram que mulheres que esbanjam autoconfiança e firmeza, entre outras características reconhecidas como sinais de sucesso profissional, podem ser preteridas no mercado de trabalho em favor das mais submissas. Os cientistas acreditam que enquanto essas características são valorizadas nos homens, as mulheres frequentemente são penalizadas por não corresponderem à imagem da mulher frágil ou submissa.