Groenlândia era área florestal antes da Era do Gelo, aponta estudo

Pesquisa é resultado de descoberta da década de 1960, que revelou galhos e folhas abaixo de gelo quilométrico

Por Sabrina Brito Atualizado em 15 mar 2021, 17h22 - Publicado em 15 mar 2021, 17h01

No ano de 1966, cientistas do exército dos Estados Unidos perfuraram quase 1,5 quilômetro de gelo na porção noroeste da Groenlândia e retiraram um tubo de terra de 5 metros de comprimento do fundo. Em 2017, esse sedimento, até então perdido em um freezer, foi redescoberto.

Dois anos mais tarde, Andrew Christ, pesquisador da Universidade de Vermont analisou a amostra em um microscópio e encontrou, em vez da areia e rochas que esperava, galhos e folhas. Isso sugere que, antes da Era do Gelo que transformou a região em um deserto congelado, a área de onde a amostra foi retirada era uma paisagem verde, talvez até mesmo uma floresta.

De acordo com o estudo posteriormente liderado por Christ e realizado por cientistas internacionais, a maior parte, se não a integridade, da Groenlândia era livre de gelo durante os últimos milhões de anos, talvez até as últimas centenas de milênios.

Entender a formação de uma região gélida como a analisada pode ajudar a comunidade científica a compreender e prever como a área reagirá ao aquecimento global nos próximos anos. A pesquisa foi publicada no último dia 15 no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences.