Gregos perdem acesso a novos artigos científicos por falta de verba

O site HEAL-Link, mantido pelo governo, é fonte de informações para universidades e centros de pesquisa do país

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h03 - Publicado em 6 jul 2015, 18h35

O portal grego Hellenic Academic Libraries Link (HEAL-Link), uma das principais fontes de informações científicas para universidades e centros de pesquisa do país, suspendeu quase todos os seus serviços na semana passada. O motivo foi o corte de verba vinda do governo, que mantém o site com ajuda dos fundos para desenvolvimento regional da União Europeia.

O HEAL-Link fornece à comunidade científica grega o acesso a artigos de 27 editoras, entre elas gigantes como Elsevier e Springer. Com a falta de pagamento, só será possível acessar pelo portal as edições antigas dos jornais.

LEIA TAMBÉM

“Nosso governo não liga para ciência”, afirma brasileira que acaba de publicar estudo na ‘Science’

A importância da ciência de qualidade (e não de quantidade)

“É preciso uma revisão mais justa de artigos científicos”

“HEAL-Link é particularmente vital para universidades, que raramente têm verba para assinar esses jornais científicos”, disse o cientista molecular Nektarios Tavernarakis, diretor do FORTH Instituto de Biologia Molecular e Biotecnologia (IMBB) em Heraklion, Creta.

Não é a primeira vez que o site se torna refém da situação econômica do país. Na última década, houve o risco de que a página ficasse offline diversas vezes. A situação atual é diferente, no entanto, já que o país beira a falência e pesquisadores não acreditam que surgirão fundos de emergência para apaziguar a situação.

“A cada ano, nós já pagamos o serviço com algum atraso. Agora, com tudo que está acontecendo na Grécia, nós realmente não conseguimos prever o que vai acontecer”, disse um porta-voz do HEAL-Link à revista científica americana Nature.

A ciência grega corre ainda mais um risco: com o bloqueio de transferência de dinheiro de dentro do país para o exterior, pode se tornar difícil comprar os equipamentos e produtos essenciais para as pesquisas, que na maior parte dos casos são importados.

A crise econômica – No último domingo (05), o povo grego disse “não” à proposta de socorro financeiro de credores internacionais, via plebiscito. Sem a ajuda, o governo não tem o dinheiro para pagar a dívida de 1,6 bilhão de euros assumida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que venceu na última terça-feira (30).

Pela proposta, esses órgãos financeiros estenderiam o programa de ajuda ao país, dando-lhe 7,2 bilhões de euros, mas em troca a Grécia precisaria aumentar os impostos, cortar gastos e fazer uma reforma previdenciária.

Como consequência, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, convocaram uma reunião com os líderes da zona do euro que deve acontecer amanhã, em Bruxelas, para decidir o que acontecerá com o país. Há a chance de a Grécia deixar o bloco.