Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo americano divulga a foto mais detalhada da Terra até hoje

A imagem foi feita pelo satélite GOES-16, enviado em novembro de 2016 para monitorar o clima do planeta

A fotografia mais detalhada da Terra até hoje acaba de ser divulgada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos – e o resultado é de tirar o fôlego. Com uma resolução quatro vezes maior do que qualquer outra imagem do planeta já feita, o momento foi capturado em 15 de janeiro pelo satélite de monitoramento climático GOES-16. Lançado em novembro do ano passado, o satélite envia fotos atualizadas da Terra a cada 15 minutos.

A alta resolução da imagem ajuda meteorologistas a identificar a localização de climas potencialmente perigosos com maior precisão. “Essa imagem é muito mais do que uma bela foto, é o futuro da previsão e observação do clima”, afirmou em comunicado Louis W. Uccellini, diretor do Serviço Nacional de Clima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), organização que pertence ao governo americano.

A foto foi tirada 35.900 quilômetros acima da Terra, em uma posição chamada de órbita geoestacionária – que ocorre quando o satélite acompanha a rotação da Terra em torno da linha do Equador. Essa trajetória permite que o satélite permaneça sempre acima do mesmo ponto, monitorando as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na atmosfera, no solo e no oceano.

No final do ano, quando o GOES-16 terminar sua fase de testes, ele vai substituir um dos dois satélites geoestacionários do mesmo tipo que estão em órbita, GOES-15 (também conhecido como GOES Oeste, lançado em 2006) e GOES-13 (ou GOES Este, que foi enviado 2010).

Segundo a NOAA, o GOES-16 consegue captar a luz em mais comprimentos de onda, produzindo imagens com uma resolução quatro vezes maior do que os outros, e enviá-las à Terra com uma frequência cinco vezes maior. Isso significa que os cientistas receberão uma imagem nova do globo terrestre a cada 15 minutos, uma foto do território continental dos Estados Unidos a cada 5 minutos e uma nova visão de eventos climáticos, como furações, a cada 30 segundos.

Confira a nova imagem:

Imagem da Terra em alta resolução, divulgada pela NOAA Imagem da Terra em alta resolução, divulgada pela NOAA

Imagem da Terra em alta resolução, divulgada pela NOAA (/)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Diego Belmont

    Pq não vemos nenhuma estrela na imagem?!

    Curtir

  2. Elijah Guabiraba

    Cada vez que a NASA envia a foto do planeta, os continentes aumentam e diminuem de tamanho em comparação com as anteriores, e só olhar as fotos publicada pela Nasa. Talvez se tirar outra da lua a foto fique melhor.

    Curtir

  3. João Paulo Motta

    A terra é plana!!!

    Curtir

  4. Olhando de longe é perfeito, de longe!!!!!!!

    Curtir

  5. Fake news!!!

    Curtir

  6. que fotinha sem vergonha!

    Curtir

  7. O que aconteceu com a cor da água dessa vez? Anos atrás ela era mais clara, segundo fotos da NASA. #TerraPlana

    Curtir

  8. Marcelo Almeida

    Olha! A Terra é plana. 😛

    Curtir

  9. Elijah Guabiraba

    Podia pelo menos ter achatado nos polos, ou quem sabe, filmar ela rodando. É melhor não, ia ficar mais difícil de enganar.

    Curtir

  10. Paulo Henrique

    Fake News…

    Curtir