Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gatos matam bilhões de pássaros todos os anos nos Estados Unidos

Pesquisa mostra que os gatos de rua são responsáveis pela morte de três vezes mais aves do que os animais com donos

A convivência com os seres humanos não tem sido benéfica para as populações selvagens de pássaros. Bilhões de aves morrem todos os anos ao colidir com estruturas construídas por humanos, como torres de comunicação, prédios, janelas e veículos, ou envenenados por pesticidas. São pequenas armadilhas humanas que, mesmo sem a intenção, ameaçam a biodiversidade. No entanto, nenhum desses fatores chega perto da maior arma já criada para o extermínio das aves: os gatos domésticos.

Conheça a pesquisa

Título original: The impact of free-ranging domestic cats on wildlife of the United States

Onde foi divulgada: revista Nature Communications

Quem fez: Scott R. Loss, Tom Will e Peter P. Marra

Instituição: Centro de Aves Migratórias do Instituto Smithsonian

Dados de amostragem: Todas as pesquisas realizadas nos Estados Unidos sobre a letalidade dos gatos

Resultado: Ao analisar os dados das pesquisas anteriores, os pesquisadores concluíram que os gatos domésticos são responsáveis pela morte anual de entre 1,4 e 3,7 bilhões de pássaros e de 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos.

Segundo um novo estudo publicado nesta terça-feira na revista Nature Communications, os gatos são responsáveis pela morte de entre 1,4 e 3,7 bilhões de pássaros todos os anos nos Estados Unidos. Além disso, eles matam de 6,9 a 20,7 bilhões de mamíferos – não só pestes como ratos e camundongos, mas também esquilos e coelhos.

Os gatos foram domesticados há mais 9.000 anos no Oriente Médio, e desde então se espalharam pelo mundo junto com as cidades humanas. Já se sabia que eles eram grandes predadores urbanos, capazes de levar algumas espécies isoladas de pássaros à extinção, mas seu grau exato de letalidade permanecia em discussão. Para chegar a uma conclusão, os pesquisadores do Centro de Aves Migratórias do Instituto Smithsonian revisaram todos os estudos já conduzidos sobre assunto nos Estados Unidos.

Segundo os cientistas, as mortes dos pássaros são causadas pelos gatos que são criados soltos – os donos que mantêm seus felinos 24 horas dentro de casa não têm culpa pela carnificina. Mesmo os gatos com donos que são criados livres pela cidade acabam matando pouco. Os grandes assassinos são os animais sem dono, sejam eles gatos de rua, alimentados por humanos caridosos, ou gatos completamente selvagens. Eles são responsáveis por cerca de 70% das mortes.

O estudo mostra que os gatos domésticos matam mais pássaros nos Estados Unidos do que qualquer outro fator antropogênico – e o mesmo deve valer para outras áreas do mundo. Como conclusão, os pesquisadores do Instituto Smithsonian sugerem que sejam traçadas políticas públicas para a conservação da população selvagem de pássaros. Mesmo pequenos atos, como campanhas da conscientização para manter os gatos dentro de casa, podem fazer diferença.