Gatos foram domesticados com carinho e comida, diz estudo

A análise do genoma desses animais mostrou alterações nos genes ligados às sensações de prazer e recompensa, comportamentos essenciais para que os gatos vivam entre os humanos

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h08 - Publicado em 11 nov 2014, 13h40

Um novo estudo descobriu que a facilidade em conseguir comida e a necessidade de carinho levaram os gatos a prezarem a convivência com humanos. Um grupo de cientistas americanos e europeus comparou o genoma de gatos selvagens e domésticos e mostrou que as principais diferenças entre os dois estão em genes ligados às sensações de prazer, recompensa e à memória. De acordo com os pesquisadores, a genética desses bichos oferece pistas que explicam sua domesticação. O estudo foi publicado nesta segunda-feira no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Título original: Comparative analysis of the domestic cat genome reveals genetic signatures underlying feline biology and domestication

Onde foi divulgada: periódico PNAS

Quem fez: Richard K. Wilson, Leslie A. Lyons, William J. Murphy, Michael J. Montague, Gang Li, Barbara Gandolfi, Razib Khan, Bronwen L. Aken, Steven M. J. Searle, ​Wesley C. Warren

Instituição: Universidade Washington em Saint Louis, EUA, Centro de Análise do Genoma, Espanha, e outras

Resultado: Os pesquisadores analisaram o genoma de gatos selvagens e domésticos e descobriram que as principais diferenças entre eles estão em genes ligados às sensações de prazer, recompensa e à memória

A relação dos gatos com os humanos é recente: o vestígio arqueológico mais antigo do convívio entre esses animais e os homens tem apenas 9 000 anos e foi encontrado no Chipre. Sabe-se que na China, os felinos vivem com os fazendeiros há pelo menos 5 000 anos. No entanto, os gatos eram apenas uma boa estratégia para acabar com pragas ao redor das casas, como roedores e insetos, e não animais de estimação.

“Gatos, ao contrário dos cachorros, são apenas semi-domesticados”, explica o geneticista Wes Warren, da Universidade Washington em Saint Louis, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo. “Apenas nos últimos anos eles se diferenciaram das espécies selvagens e alguns ainda cruzam com seus parentes das florestas. Por isso, nos surpreendeu encontrar em seu DNA as evidências da domesticação.”