Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Fragmento de 570 quilos de meteorito é retirado de lago na Rússia

Meteorito atingiu a região dos Montes Urais em fevereiro deste ano, causando ferimentos em mais de 1.500 pessoas

Por Da Redação - Atualizado em 6 maio 2016, 16h16 - Publicado em 16 out 2013, 15h52

Mergulhadores russos resgataram do fundo de um lago, nesta quarta-feira, um fragmento de cerca de 570 quilos do meteorito que caiu em fevereiro perto da cidade de Chelyabinsk, na região dos Montes Urais.

“Trata-se do maior fragmento deste meteorito, e é provável que figure entre os dez maiores meteoritos já encontrados”, diz Sergei Zamozdra, da Universidade Estadual de Chelyabinks. O pesquisador disse que o peso do fragmento ajudará os cientistas a determinarem o tamanho do próprio meteorito.

A rocha foi tirada do fundo do lago Chebarkul em meio a condições meteorológicas adversas. Agora, ela terá sua composição analisada em laboratório.

Histórico – O meteorito atingiu a região no começo do ano, ferindo mais de 1.500 pessoas, entre elas 319 crianças. Segundo as estimativas preliminares, ele tinha cerca de 10.000 toneladas e é o maior a atingir a Terra desde 1908.

Publicidade

Leia também:

Queda de meteorito provocou danos de US$ 30 milhões

Ondas de choque causadas por meteorito percorreram 85.000 quilômetros

Os mergulhadores tiraram até agora 12 rochas do lago, cinco das quais foram identificadas como destroços do meteorito. Até agora, segundo as autoridades locais, o maior fragmento resgatado pesava somente 4,74 quilos.

Publicidade

O estudo dos meteoritos é crucial para a reconstrução dos períodos iniciais do Sistema Solar, já que esses corpos incluem os mesmos componentes a partir dos quais foram criados os planetas.

Lago Chebarkul

Lago situado ao lado da cidade de Chebarkul, na região do Montes Urais, perto das fronteiras asiática e europeia da Rússia. Algumas cidades da região foram danificadas no começo do ano, com a queda do meteorito – o prejuízo passou dos 30 milhões de dólares

(Com agência EFE)

Publicidade