Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘Fizemos história’, diz Obama sobre pouso do Curiosity

Veículo mais complexo já enviado a qualquer planeta, jipe robô da agência espacial americana vai buscar sinais de vida na superfície de Marte

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h29 - Publicado em 6 ago 2012, 05h22

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, qualificou nesta segunda-feira de “feito histórico” a chegada a Marte do jipe explorador Curiosity, que pousou no planeta vermelho após uma viagem de 567 milhões de quilômetros. “Esta noite, no planeta Marte, os Estados Unidos da América fizeram história”, afirmou o democrata.

“Este é um triunfo da tecnologia sem precedentes”, acrescentou. “Eu parabenizo e agradeço todos os homens e mulheres da Nasa que transformaram esta notável conquista em realidade”.

Confira como foi o pouso do jipe Curiosity na superfície marciana

Para Obama, a missão da Nasa prova que inclusive as coisas mais difíceis não resistem ao engenho humano. A agência espacial americana confirmou que a nave – que pesa cerca de uma tonelada – pousou na cratera Gale, na superfície marciana, após uma complexa manobra desde sua entrada na atmosfera marciana até a aterrissagem. A aterrissagem foi apelidada pelos cientistas de “sete minutos de terror” .

O perfil do Curiosity no Twitter afirmou: “Estou inteiro e a salvo na superfície de Marte”, reproduz uma mensagem no blog da Nasa. O pouso deu lugar a uma grande comemoração no centro de controle da missão, com aplausos e abraços entre o pessoal do Laboratório de Propulsão em Pasadena, Califórnia.

Infográfico interativo: Veja como vai funcionar o Curiosity

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade