Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Europa perdeu 421 milhões de pássaros em 30 anos

Estudo mostra que espécies mais comuns foram as mais afetadas. A queda leva a um grave desequilíbrio ecológico no continente, advertem pesquisadores

Em toda a Europa, a população de pássaros diminuiu em 421 milhões nos últimas três décadas, concluiu um novo estudo publicado no final de semana. Analisando as populações de 144 espécies entre 1980 e 2009, os pesquisadores descobriram que as espécies mais comuns foram as que sofreram as maiores perdas, enquanto as aves mais raras tiveram um aumento populacional devido aos esforços de ambientalistas. O estudo, publicado no domingo no periódico Ecology Letters, chama a atenção para a importância das aves comuns para a manutenção do equilíbrio ecológico: o desaparecimento tem relação com os métodos modernos de agricultura e à perda de habitat das espécies.

Título original: Common European birds are declining rapidly while less abundant species’ numbers are rising