Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA: Temporada 2012 de furacões no Atlântico será menos ativa que o normal

A temporada 2012 de furacões no Atlântico, de 1º de junho a 30 de novembro, deverá ser menos ativa do que a média, com dez tempestades maiores previstas, sendo que quatro deverão se transformar em furacões, segundo as previsões de meteorologistas americanos divulgadas nesta quarta-feira.

“A atividade tropical ciclônica em 2012 deverá representar 75% da atividade de uma temporada média”, preveem os meteorologistas da Universidade do Colorado. A título de comparação, a atividade ciclônica de 2011 representou 145% da atividade média de uma temperatura ciclônica, lembraram.

Dois dos furacões previstos por esses meteorologistas em 2012 deverão se transformar em ciclones maiores, com ventos superiores a 178 km/h, acrescentam.

Mesmo que essas previsões indiquem uma temporada menos ativa do que em 2011, “todos os habitantes das zonas costeiras devem tomar as mesmas precauções que tomam para se prepararem para a temporada de furacões em todos os anos”, insiste Phil Klotzbach, da Universidade do Colorado.

“Apesar dessas previsões de atividade inferior à média, permanecemos –desde 1995– em um período propício a uma atividade mais intensa na Bacia do Atlântico, que deverá durar ainda de 10 a 15 anos”, acrescenta William Gray, fundador do programa de Meteorologia Tropical da Universidade do Colorado.