Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

EUA lançam nova campanha antifumo com foco nos males causados pelo cigarro

Por Justin Sullivan
Atualizado em 6 Maio 2016, 16h42 - Publicado em 15 mar 2012, 19h06

Autoridades sanitárias americanas lançaram uma nova campanha antifumo nesta quinta-feira, baseada no depoimento de ex-fumantes e em imagens que retratam a realidade de doenças vinculadas ao tabagismo, em um último esforço para erradicar o mau hábito.

A campanha, que visa a convencer os fumantes a deixar o cigarro e alerta os mais jovens para os riscos das primeiras tragadas, estreará em 19 de março em anúncios de TV e rádio, na internet, bem como em teatros, revistas e jornais de circulação nacional, informaram os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Denominada “Dicas de ex-fumantes”, a campanha deve ser veiculada durante pelo menos 12 semanas, com foco em doenças relacionadas com o tabagismo, como os cânceres de pulmão e de garganta, o ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, a doença de Buerger (um tipo de doença vascular) e a asma.

“Centenas de milhares de vidas se perdem anualmente por causa do fumo e para cada pessoa que morre, outros 20 americanos vivem com doenças provocadas pelo tabagismo”, afirmou Kathleen Sebelius, secretária de Saúde e Serviços Humanos da instituição.

Continua após a publicidade

“Nós não podemos continuar nos permitindo assistir a que os efeitos do tabaco tirem das nossas comunidades pais e avós, tios e tias, amigos e colegas de trabalho”, acrescentou a funcionária, em um comunicado.

O lançamento da campanha ocorre um dia depois de um novo estudo lançado nos Estados Unidos demonstrar que o aumento das tarifas cobradas aos cigarros e da adoção de campanhas educativas reforçando os riscos do tabagismo salvaram cerca de 800 mil vidas.

Atualmente, 20,6% da população americana fuma. Deste percentual, quase quatro milhões são jovens, segundo os últimos dados oficiais.

Continua após a publicidade

Mais de oito milhões de americanos sofrem de doenças provocadas pelo cigarro e, enquanto a cada dia mais de 1.000 jovens abaixo dos 18 anos se tornam fumantes regulares, segundo os CDC, ao mesmo tempo, 70% dos fumantes dizem que gostariam de deixar o hábito e a metade deles faz uma tentativa séria neste sentido ao ano.

“Embora sejam duros de assistir, os anúncios mostram pessoas reais vivendo com as consequências reais e dolorosas do tabagismo”, disse o diretor dos CDC, Thomas Frieden, a respeito da campanha.

“Há evidências claras que sustentam o uso deste tipo de imagens e mensagens chocantes para encorajar os fumantes a abandonar o cigarro, evitar que as crianças comecem a fumar e reduzir drasticamente os danos provocados pelo tabaco”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.