Estudo comprova: ficar longe do celular causa ansiedade

Participantes tiveram pior desempenho em testes cognitivos quando se afastaram de seus smartphones

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h07 - Publicado em 13 jan 2015, 18h38

O uso de smartphones tornou-se tão frequente na vida das pessoas que distanciar-se deles pode causar ansiedade. É o que revelou uma pesquisa feita com usuários de iPhone, publicada no domingo no periódico Journal of Computer-Mediated Communication.

No estudo, pesquisadores pediram para 40 pessoas resolverem jogos de palavras no computador, e disseram a elas que se tratava de um teste para um medidor de pressão wireless. Durante o experimento, os voluntários relatavam seus níveis de ansiedade e tinham seu batimento cardíaco e a pressão sanguínea monitorados. Em determinado momento, os cientistas disseram que os celulares precisavam ficar longe dos participantes, porque estavam causando interferência nos equipamentos. Enquanto os indivíduos continuavam a fazer os testes, os pesquisadores telefonaram para seus celulares.