Veja Digital - Plano para Democracia: R$ 1,00/mês

Estudo ajuda a desvendar a linguagem das plantas

Nova pesquisa descobriu particularidades genéticas relacionadas à produção de compostos químicos que permitem a comunicação entre as plantas

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h12 - Publicado em 1 Maio 2014, 18h30

Pesquisas recentes têm demonstrado o funcionamento de habilidades das plantas até então desconhecidas. Entre elas, a de se comunicar por meio de compostos voláteis: viajando pelo ar, eles servem de alerta para a presença de herbívoros potencialmente perigosos, induzindo outras plantas a tornarem suas folhas mais resistentes. Esses compostos, também chamados de metabólitos, são sintetizados por vários genes diferentes. Além de ajudarem na sobrevivência das plantas, podem ser benéficos aos humanos, dando origem a vários tipos de medicamentos.

Título original: Genomic Signatures of Specialized Metabolism in Plants

Onde foi divulgada: periódico Science

Quem fez: Seung Yon Rhee e Lee Chae

Instituição: Instituto para a Ciência Carnegie, nos Estados Unidos

Resultado: Os genes responsáveis por produzir compostos químicos relacionados à proteção e comunicação das plantas são diferentes dos outros genes do DNA vegetal.

Uma nova pesquisa feita no Instituto para a Ciência Carnegie, nos Estados Unidos, revelou mais informações sobre o mecanismo de comunicação vegetal. Publicado nesta quinta-feira na revista Science, o estudo descobriu que os genes responsáveis por sintetizar metabólitos especializados – ou seja, que têm funções específicas para o desenvolvimento e sobrevivência das plantas – são diferentes do restante dos genes do vegetal. Eles evoluem, organizam-se no DNA e são ativados de forma diferente.