Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estação Espacial Internacional recebe novos tripulantes

Nave carregando dois astronautas russos e um americano se acoplou à ISS

A Estação Espacial Internacional (ISS) recebeu três novos tripulantes nesta quinta-feira. A nave russa Soyuz TMA-10M se acoplou com sucesso à ISS carregando dois astronautas russos e um americano. O tempo total de viagem a partir da base de lançamento no Cazaquistão foi de seis horas e a manobra de acoplagem aconteceu de forma automática e sem imprevistos.

Leia também:

Astronautas da estação espacial retornaram à Terra “às cegas”

Astronauta relata momentos de terror durante caminhada espacial

Os astronautas russos Oleg Kotov e Sergei Riazanski e o americano Michael Hopkins serão recebidos na estação espacial pela tripulação atual, formada pelo russo Fyodor Yurchikhin, o italiano Luca Parmitano e a americana Karen Nyberg, que estão na nave desde o final de maio e voltarão à Terra no dia 11 de novembro. A ISS operava com apenas metade de sua tripulação ideal desde o retorno de três astronautas em 11 de setembro.

Kotov realiza sua terceira missão na ISS, enquanto Riazanski e Hopkins estão em sua primeira viagem à estação espacial. Segundo as previsões, os três astronautas permanecerão na estação durante 168 dias e vão realizar caminhadas espaciais e experimentos científicos.

Leia mais:

Nasa quer testar efeitos de viagem espacial em irmãos gêmeos

O que acontece quando se torce uma toalha molhada no espaço

Tocha olímpica – Entre outras tarefas, eles carregarão a tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 no espaço exterior durante uma caminhada no próximo dia 9 de novembro, segundo o Centro de Treinamento de Cosmonautas da Rússia. Os russos Kotov e Riazanski serão os encarregados de levar a tocha para o espaço pela primeira vez na história. “A tocha, que sairá ao espaço exterior, é a mesma que acenderá a pira com a chama olímpica de Sochi”, disse Dmitri Chernishenko, presidente do comitê organizador dos Jogos de Inverno.

No dia 20 de novembro os seis astronautas da Estação celebrarão o 15º aniversário do início da construção da plataforma, cuja vida útil foi prolongada até 2020. Desde que os ônibus espaciais americanos foram aposentados, as naves russas Soyuz são o único meio de transporte entre a Terra e a ISS.

(Com agência EFE)