Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Energia nuclear é mais segura agora do que há um ano, diz AIEA

A energia nuclear é mais segura no mundo agora do que há um ano, quando ocorreu o acidente da usina de Fukushima, no Japão, avaliou nesta segunda-feira o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano.

“No próximo domingo completa exatamente um ano que este gravíssimo acidente aconteceu. Desde então percorremos um longo caminho”, disse Amano durante coletiva de imprensa na sede da agência da ONU, em Viena.

“A energia nuclear é agora mais segura do que era há um ano. Mas a segurança nuclear é algo de que precisamos nos ocupar a cada dia e não devemos nunca confiar demais”, disse o chefe da AIEA.

Após o acidente, provocado por um terremoto seguido de tsunami, a AIEA elaborou um plano de ação para reforçar a segurança das instalações nucleares no mundo, mas sem caráter vinculante para os países.

Segundo Amano, foram feitos “avanços satisfatórios” na aplicação deste plano, que recomenda, entre outras coisas, a verificação das instalações por equipes internacionais ou o reforço dos dispositivos de segurança em caso de catástrofe natural.

O Conselho de Governadores da AIEA, reunido até a sexta-feira, também abordará o tema da segurança nuclear, embora o tema central seja o controvertido programa atômico do Irã.