Emissora britânica transmite programa ao vivo do espaço

Série "Live from Space", do Canal 4 britânico, vai mostrar em tempo real a rotina da Estação Espacial Internacional

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h15 - Publicado em 10 jan 2014, 18h37

O Canal 4 britânico vai transmitir em março um programa ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O episódio de duas horas será um dos três da nova temporada da série Live from Space e será feito enquanto a estação dá uma volta de 90 minutos ao redor da Terra.

Trata-se do primeiro programa em tempo real a mostrar a rotina dos astronautas da ISS, que tem quinze anos e orbita a 385 quilômetros do nosso planeta – veiculações curtas na televisão, como a entrevista em 2006 do astronauta Marcos Pontes ao Jornal Nacional, são mais frequentes. Além das entrevistas com Rick Mastracchio e Koichi Wakata, que estão na estação, o episódio se conectará ao vivo com a missão de controle da Nasa em Houston, nos Estados Unidos, e terá a participação do físico inglês Stephen Hawking e do astronauta Tim Peake, que estará a bordo da estação em 2015. “É a primeira vez que a televisão britânica tem acesso à ISS concedido pela Nasa”, disse David Glover, do Canal 4.

Nasa amplia até 2024 vida útil da Estação Espacial Internacional

Astronautas da ISS fazem caminha espacial. Assista

Os produtores prometem imagens em alta definição da Terra e garantem que o programa dará uma visão realista da vida e dos problemas no espaço. “Vamos descobrir os espetaculares trabalhos feitos no espaço, um tema que para mim sempre foi fascinante”, disse o apresentador do episódio, Dermont O’Leary, conhecido por comandar desde 2007 o programa The X Factor.

Fora da Grã-Bretanha, o programa será transmitido em 170 países pelo canal National Geographic.

(Com agência EFE)