Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Emissora britânica transmite programa ao vivo do espaço

Série "Live from Space", do Canal 4 britânico, vai mostrar em tempo real a rotina da Estação Espacial Internacional

O Canal 4 britânico vai transmitir em março um programa ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O episódio de duas horas será um dos três da nova temporada da série Live from Space e será feito enquanto a estação dá uma volta de 90 minutos ao redor da Terra.

Trata-se do primeiro programa em tempo real a mostrar a rotina dos astronautas da ISS, que tem quinze anos e orbita a 385 quilômetros do nosso planeta – veiculações curtas na televisão, como a entrevista em 2006 do astronauta Marcos Pontes ao Jornal Nacional, são mais frequentes. Além das entrevistas com Rick Mastracchio e Koichi Wakata, que estão na estação, o episódio se conectará ao vivo com a missão de controle da Nasa em Houston, nos Estados Unidos, e terá a participação do físico inglês Stephen Hawking e do astronauta Tim Peake, que estará a bordo da estação em 2015. “É a primeira vez que a televisão britânica tem acesso à ISS concedido pela Nasa”, disse David Glover, do Canal 4.

Leia mais:

Nasa amplia até 2024 vida útil da Estação Espacial Internacional

Astronautas da ISS fazem caminha espacial. Assista

Os produtores prometem imagens em alta definição da Terra e garantem que o programa dará uma visão realista da vida e dos problemas no espaço. “Vamos descobrir os espetaculares trabalhos feitos no espaço, um tema que para mim sempre foi fascinante”, disse o apresentador do episódio, Dermont O’Leary, conhecido por comandar desde 2007 o programa The X Factor.

Fora da Grã-Bretanha, o programa será transmitido em 170 países pelo canal National Geographic.

(Com agência EFE)