DNA de Neandertais em ‘Homo sapiens’ veio do mesmo ancestral e não de cruzamento

Teoria de que grupos de hominídeos acasalaram em algum momento da evolução humana é derrubada por pesquisadores britânicos

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h28 - Publicado em 15 ago 2012, 15h15

A teoria de que os Homo sapiens e os Neandertais acasalaram em algum momento da evolução humana – processo conhecido como hibridização – acaba de ser colocada em xeque por um grupo de pesquisadores do Reino Unido.

A tese da hibridização ganhou força após os cientistas descobrirem que a população da Eurásia e dos Neandertais continham de 1% a 4% de similaridade genética, o que comprovaria a hibridização em algum ponto da evolução humana.

Agora, em um artigo publicado no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), pesquisadores da Universidade de Cambridge argumentam que a hipótese mais provável para explicar esse compartilhamento de DNAs é que os Neandertais e os Homo sapiens tiveram o mesmo ancestral – e não que passaram por hibridização.

HOMO SAPIENS

Espécie do homem moderno, surgiu na África há mais de 300 mil anos e começou a se expandir para a Europa, Oriente Médio e Ásia há aproximadamente 60 mil anos. Alcançaram a Austrália há 40 mil anos e as Américas há 14 mil anos

HOMO NEANDERTHALENSIS

Surgiu na Ásia há mais de 300 mil anos, se espalhando depois para o norte e oeste da Europa. Coexistiu com o Homo sapiens e se extinguiu há cerca de 30 mil anos

HOMO RODOSIENSIS

Viveu na África entre 600.000 a 125.000 anos atrás

HOMO ERECTUS

Deixou a África há cerca de 1,7 milhão de anos, atravessando a Europa e a Ásia e atingindo a Indonésia. Desapareceu da Terra há 300.000 anos

HOMO HEIDELBERGENSIS

Surgiu há mais de 500.000 anos na Europa e se extinguiu há 250.000 anos

HOMO HABILIS

Surgiu há mais de 2 milhões de anos na África subsaariana e se tornou extinto há menos de 1.5 milhão de anos

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores refizeram a linha evolutiva do homem moderno. Por simulações de recombinações genéticas, concluíram que é muito mais provável que a taxa de similaridade nos DNAs sejam consequência de uma mesma ancestralidade do que do cruzamento entre as espécies.