Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Descoberta de água na Lua pode facilitar planos da Nasa

Ideia de construir uma base lunar com a água encontrada na própria Lua é inovadora

Por Sabrina Brito 26 out 2020, 15h49

Depois de alguns dias mencionando uma nova descoberta sobre a Lua, a Nasa finalmente revelou o tão esperado achado científico: evidências conclusivas de água no nosso satélite natural. Com isso, a agência poderá reforçar seus planos de construir uma base lunar.

Isso porque, para que seja possível montar um estabelecimento na superfície da Lua, é preciso que os astronautas consigam retirar do satélite os recursos que garantirá sua sobrevivência. Com a presença comprovada de água, foi dado um passo na direção certa, já que a base muito provavelmente será construída próxima a algum reservatório de água.

Embora já houvessem sinais de que existe água na superfície lunar, a nova descoberta, publicada na revista científica Nature Astronomy, sugere que a substância é muito mais abundante na Lua do que se pensava — ótimo sinal para a agência espacial.

A Nasa tem planos de mandar um par de astronautas ao satélite em 2024. A missão serviria de preparação para o próximo grande avanço humano na viagem espacial: a exploração de Marte na década seguinte.