Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Decoração de um prato afeta percepção de sabor, diz estudo

Mesma salada foi considerada mais atrativa quando teve sua montagem inspirada em uma obra de Kandinsky

Uma nova pesquisa mostrou que a comida parece ter sabor melhor quando é apresentada de forma mais elaborada. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, colocou essa teoria à prova, comparando a reação dos participantes a um mesmo prato apresentado de formas diferentes. A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira, no periódico Flavour.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: A taste of Kandinsky: assessing the influence of the artistic visual presentation of food on the dining experience

Onde foi divulgada: periódico Flavour

Quem fez: Charles Michel, Carlos Velasco, Elia Gatti e Charles Spence

Instituição: Universidade de Oxford, na Inglaterra

Dados de amostragem: 30 homens e 30 mulheres

Resultado: Quando um prato contendo os mesmos ingredientes de outros foi apresentado de forma mais bonita, os participantes o consideraram mais saboroso

Participaram do estudo 30 homens e 30 mulheres. A cada um foi oferecido um prato de salada, e eles avaliaram suas impressões antes e depois de consumir a refeição. Havia três opções de pratos, todos feitos exatamente com os mesmo ingredientes nas mesmas quantidades, variando apenas na apresentação. O primeiro era considerado “comum”, com todos os ingredientes misturados no centro do prato. Na segunda opção, a “organizada”, os ingredientes eram apresentados separados um do outro e, por fim, a terceira opção era a “artística”, na qual a disposição dos ingredientes foi inspirada na Pintura Número 201, do artista russo Wassily Kandinsky.

O prato baseado na obra de arte recebeu uma nota mais alta nos quesitos complexidade, apresentação artística e aprovação geral. Depois da degustação, o prato recebeu também conceitos mais altos com relação ao sabor, apesar de suas notas para os quesitos sal, amargor, doçura e acidez individualmente terem sido semelhantes às das demais opções.

Além disso, o preço que os participantes estavam dispostos a pagar por esta refeição era o dobro daquele oferecido para os outros pratos, embora os pesquisadores acreditem que a diferença de valor pode ser uma consequência da complexidade aparente do prato e do esforço envolvido em sua preparação.

Leia também:

Comer frutas e vegetais todos os dias melhora a aparência da pele, diz estudo

Forma como um grupo se alimenta pode influenciar as escolhas individuais, diz estudo