Clique e assine a partir de 9,90/mês

Dê sua opinião novamente: você é contra ou a favor do uso de animais em pesquisas científicas?

Série de VEJA ajudou a debater o tema, que envolve ciência, ética e direito

Por Da Redação - Atualizado em 6 May 2016, 17h13 - Publicado em 20 Oct 2010, 17h54

O site de VEJA publicou uma série de entrevistas com especialistas que discutiram os prós e os contras do uso de animais em pesquisas científicas.

Steven Wise, professor de direito dos animais em Harvard; Ray Greek, médico e autor do livro Specious Science: Why Experiments on Animals Harm Humans (Ciência das Espécies: Por que Experimentos com Animais Prejudicam os Humanos, sem edição no Brasil), Michael Conn, pesquisador e autor do livro The Animal Reserch War; e Marcelo Morales, presidente da comissão de ética com animais da UFRJ, deram seus pontos de vista sobre o assunto.

O tema é cada vez mais discutido fora da academia. A União Europeia aprovou uma nova regra que proíbe o uso de chimpanzés, gorilas e orangotangos em experimentos científicos. No Brasil, desde 2008 uma nova lei regulamenta os procedimentos para uso científico dos animais.

O site de VEJA perguntou aos leitores se eram contra ou a favor do uso de animais em pesquisas científicas. Até esta quarta-feira, 23.025 votos foram contabilizados: 54% a favor e 46% contra. A votação havia chegado a mais de 37.000 votos, mas 15.000 deles foram anulados por terem sido adicionados por meio de programas que inflaram a votação. A pesquisa foi cancelada devido a inúmeras tentativas de sabotagem.

Publicidade