Veja Digital - Plano para Democracia: R$ 1,00/mês

De olho em viagem a Marte, Nasa lança missão com astronautas gêmeos

A partir desta sexta-feira, cientistas da agência vão comparar os efeitos na longa permanência no espaço em humanos; para efeito de comparação, irmão gêmeo de um dos astronautas será monitorado na Terra

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h05 - Publicado em 27 mar 2015, 14h33

Uma missão espacial inédita terá início a partir desta sexta-feira, quando o astronauta americano Scott Kelly e o cosmonauta russo Mickail Kornienko forem enviados à Estação Espacial Internacional (ISS). A dupla passará quase um ano a bordo da estação, o dobro do que a maioria dos astronautas permanece por lá. Nunca um humano viveu tanto tempo seguido na ISS.

Por 342 dias, Kelly e Kornienko serão submetidos a estudos para saber como o corpo humano reage e se adapta, física e mentalmente, a tanto tempo no ambiente espacial. O objetivo dos cientistas é usar as informações para tentar reduzir os riscos de missões espaciais longas a um asteroide e a Marte.

A parte mais curiosa da missão é que ela inclui, na Terra, o irmão gêmeo idêntico de Scott Kelly, o astronauta aposentado Mark. Como os irmãos têm o mesmo material genético, a Nasa, responsável pela missão, poderá comparar os dados genômicos, psicológicos e moleculares de Scott com os de Mark. As diferenças podem revelar como o organismo lida com ambientes extremos.