Clique e assine a partir de 8,90/mês

Conjunção entre Vênus e Saturno poderá ser vista na madrugada deste sábado

O fenômeno, relativamente raro, poderá ser visto a olho nu entre sexta (8) e sábado (9), pouco antes do amanhecer, na direção Leste do céu

Por Da Redação - Atualizado em 14 set 2020, 14h04 - Publicado em 8 jan 2016, 13h40

Na noite desta sexta-feira (8) para sábado (9), a junção entre Vênus e Saturno poderá ser vista a olho nu em todos os Estados brasileiros. O fenômeno, relativamente raro, terá seu ápice próximo ao amanhecer, sendo este o melhor momento de observação. “Quem quiser observar o fenômeno deverá olhar para o Leste, onde nasce o Sol”, explica Daniel Mello, astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia também:

Conheça os eventos astronômicos imperdíveis de 2016

“Cometas gigantes” podem ameaçar vida na Terra, diz estudo

O movimento de junção, no entanto, já ocorreu entre quinta e sexta-feira. Os locais com horizontes mais livres são ideais para a observação do fenômeno, portanto, praias ou locais de campo costumam ser melhores para ver a união dos dois planetas.

O fenômeno ocorrerá nas proximidades de Antares, a estrela mais brilhante da constelação zodiacal do Escorpião. Uma conjunção desse tipo nas proximidades da estrela Antares só vai voltar a ocorrer no final de 2045.

Vizinho da Terra, Vênus é o planeta conhecido como Estrela D´Alva e é também o planeta mais brilhoso do nosso sistema solar. Já Saturno, o planeta dos anéis, pode ser visto mesmo com pequenos telescópios.

A próxima conjunção planetária poderá ser vista entre Vênus e Júpiter, em 27 de agosto, por todo o país, tendo início no entardecer e ficando visível até às 19h30.

Continua após a publicidade
Publicidade