Conheça o Sarmientosaurus, o novo dinossauro ‘argentino’

Cientistas descobriram que o fóssil de um crânio e pescoço encontrado na Patagônia pertence a uma nova espécie de dinossauro herbívoro gigante que viveu há 95 milhões de anos

Atualizado em 6 Maio 2016, 15h57 - Publicado em 26 abr 2016, 21h10

Há 95 milhões de anos, um gigantesco dinossauro de cerca de dez toneladas, com grandes olhos e excelente visão caminhava pelo Sul da Argentina. O Sarmientosaurus musacchioi costumava andar com a cabeça baixa, em busca das plantas rasteiras que eram seu alimento. Apresentado pelos cientistas nesta terça-feira, em um estudo na revista PLOS One, o novo dinossauro foi descrito a partir do fóssil de um crânio e pescoço descoberto na Patagônia, na Argentina. As características dos vestígios encontrados em 1997 revelaram sutis diferenças em relação aos integrantes já conhecidos da família dos titanossauros, à qual os fósseis pertencem. Os cientistas perceberam, então, que estavam diante de um novo animal.

“Descobertas como a do Sarmientosaurus acontecem uma vez na vida”, disse o biólogo Rubén Martínez, da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco, na Argentina, e um dos autores do estudo, em comunicado. “Por isso estudamos os fósseis com tanto afinco, para aprender o máximo possível sobre esse maravilhoso animal.”