Conheça a ASASSN-15lh, a supernova mais brilhante do céu

Pronunciada como "assassin" (ou assassino, em inglês), a supernova chegou, em seu pico, a uma luminosidade de 570 bilhões de vezes a do Sol

Por Marina Rappa
Atualizado em 6 Maio 2016, 15h59 - Publicado em 15 jan 2016, 16h56

Astrônomos descobriram o que pode ser a supernova mais poderosa já encontrada. Publicado na última edição da revista Science, o estudo revelou que, em seu auge, a potência reportada pela grande explosão de estrelas foi 200 vezes maior que a de uma supernova comum e com luminosidade de 570 bilhões de vezes a do Sol.

Luz visível de buraco negro é detectada pela primeira vez

Saiba qual a diferença entre a bomba de hidrogênio e a bomba atômica

Rara – Batizada de ASASSN-15lh, a supernova é especialmente rara uma vez que é duas vezes mais luminosa que qualquer outra explosão já vista. Os autores acreditam que esta é uma supernova tão poderosa que sua luminosidade supera em 20 vezes a de toda nossa Via Láctea.

Os pesquisadores estimam que a estrela que originou a ASSASN-15lh deve ter sido “colossal”, com cerca de 50 a 100 vezes da massa do nosso Sol. Mesmo assim, é comum que ao longo do seu tempo de vida, as estrelas percam parte de sua massa. Por isso, acredita-se que, ao explodir, esta estrela deveria estar bem menor do que quando surgiu. “A estrela deveria ter um tamanho não muito maior do que o da Terra”, informou à rede britânica BBC o professor Christopher Kochanek, da Ohio State University, nos Estados Unidos, um dos autores do estudo.

Mistérios – O projeto polonês All Sky Automated Survey for SuperNovae (ASA-SN, na sigla em inglês) identificou que a supernova “superiluminada” está localizada em uma galáxia a, aproximadamente, 3.8 bilhões de anos-luz (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) do nosso planeta. No entanto, a real posição da ASASSN-15lh (que se pronuncia “assassin”, ou “assassino”, em inglês) ainda é desconhecida, assim como seu mecanismo explosivo e a fonte de potência de sua iluminação. Estas informações continuam um mistério, conforme explicou Subo Dong, professor de astronomia da Universidade de Pequim, parque da equipe de pesquisadores.

Nas próximas semanas, os cientistas tentarão entender os mecanismos relacionados à supernova por meio do telescópio espacial Hubble e esperam que o fenômeno revele novas informações sobre supernovas “superluminosas”.

Explosão estelar – Supernova é o nome dado à explosão de estrelas com dez vezes (ou mais) a massa do Sol. É um evento raro, previsto para ocorrer a cada 50 anos na Via Láctea. Uma supernova pode ser tão brilhante quanto uma galáxia mas, com o passar do tempo, a luminosidade diminui até ela se tornar invisível. O processo todo geralmente ocorre em semanas ou meses. Durante a explosão, cerca de 90% da massa estelar é expulsa. Por causa do brilho intenso, são comumente usadas como pontos de referência no universo para cálculo de distância entre os corpos.

Mesmo com curto “período de vida”, o estudo destas supernovas é imporante para trazer mais informações sobre o Universo em que vivemos.