Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confira as novas imagens de Plutão

Nasa divulga novas fotos feitas pela sonda New Horizons durante o voo sobre o planeta-anão e um vídeo que simula o rasante histórico

A equipe da missão New Horizons, responsável pelo voo histórico sobre Plutão na última semana, divulgou novas fotos do planeta-anão nesta sexta-feira (24). Os astrônomos se reuniram no Southest Research Institute, nos Estados Unidos (SwRI, na sigla em inglês), para apresentar as imagens e discutir as informações enviadas pela sonda. Detalhes sobre os elementos químicos que circundam Plutão, sua atividade geológica e até o clima do planeta anão foram analisados pelos cientistas.

Desta vez, a imagem mais impressionante revelou não a superfície, mas a atmosfera do corpo celeste: é um brilhante halo branco ao redor do planeta anão. Os cientistas descobriram que o planeta anão, além de gelado, tem ao seu redor uma “neblina” que se estende da superfície até 130 quilômetros de altura. São duas camadas, uma de 50 quilômetros de espessura e outra de 30 quilômetros.

“Meu queixo caiu no chão quando vi essa primeira imagem da atmosfera”, disse Alan Stern, líder da missão New Horizons e cientista do SwRI. “Plutão nos lembra que a exploração espacial nos traz mais do que descobertas incríveis – ela nos mostra belezas incríveis.”

Leia também:

Sonda New Horizons sobrevive a rasante em Plutão

Veja como Plutão se transformou ao longo dos anos

Superfície gelada – De acordo com os astrofísicos, a neblina é formada quando o Sol quebra as partículas de gás metano em hidrocarbonetos mais simples, que descem em direção à superfície. O solo, formado de planícies e geleiras, revelou atividade geológica recente (em termos cósmicos, pois dever ter por volta dos 100 milhões de anos), ainda um mistério para os astrônomos.

Além das imagens, a Nasa divulgou também uma simulação de como seria o rasante sobre por duas regiões de Plutão, a Planície Sputnik (no centro da área clara em formato de coração, chamada Tombaugh Regio) e as Montanhas Hillary. Confira as imagens feitas pelo Long Range Reconnaisance Imager (Lorri), em 14 de julho, a uma distância de 77.000 quilômetros da superfície do planeta-anão:

https://www.youtube.com/watch?v=v0TEIehPRvw(Da redação)