Confira as novas imagens de Plutão

Nasa divulga novas fotos feitas pela sonda New Horizons durante o voo sobre o planeta-anão e um vídeo que simula o rasante histórico

Atualizado em 10 dez 2018, 11h19 - Publicado em 24 jul 2015, 18h34

A equipe da missão New Horizons, responsável pelo voo histórico sobre Plutão na última semana, divulgou novas fotos do planeta-anão nesta sexta-feira (24). Os astrônomos se reuniram no Southest Research Institute, nos Estados Unidos (SwRI, na sigla em inglês), para apresentar as imagens e discutir as informações enviadas pela sonda. Detalhes sobre os elementos químicos que circundam Plutão, sua atividade geológica e até o clima do planeta anão foram analisados pelos cientistas.

Desta vez, a imagem mais impressionante revelou não a superfície, mas a atmosfera do corpo celeste: é um brilhante halo branco ao redor do planeta anão. Os cientistas descobriram que o planeta anão, além de gelado, tem ao seu redor uma “neblina” que se estende da superfície até 130 quilômetros de altura. São duas camadas, uma de 50 quilômetros de espessura e outra de 30 quilômetros.

“Meu queixo caiu no chão quando vi essa primeira imagem da atmosfera”, disse Alan Stern, líder da missão New Horizons e cientista do SwRI. “Plutão nos lembra que a exploração espacial nos traz mais do que descobertas incríveis – ela nos mostra belezas incríveis.”