Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Como seres humanos, morcegos têm amigos para vida toda

Laços unem indivíduos de sexo, idade, tamanho e até linhagens diferentes

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 17h10 - Publicado em 10 fev 2011, 12h50

Os únicos mamíferos voadores do mundo mantêm sua família e amigos por perto – às vezes pela vida toda. A conclusão veio de um estudo que observou mais de 20.500 morcegos por cinco anos, na Alemanha, feito pela Universidade de Greifswald e publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B.

No início da pesquisa, cada indivíduo de duas colônias de morcegos de Bechstein – espécie de morcego com orelhas largas que vive na Europa- recebeu um pequeno microchip para que suas interações sociais fossem monitoradas. O que os pesquisadores descobriram no decorrer das observações foi que as relações sociais estabelecidas pelos morcegos mais velhos eram mantidas pelos anos seguintes por outros membros do grupo.

Os bandos formavam laços sociais com indivíduos dos mais diversos gêneros, tamanhos, idade, período reprodutivo e graus de parentesco. “Na maior dessas colônias, foram detectadas duas subunidades sociais estáveis, cada uma composta por morcegos de diversas linhagens familiares”, escreveram os pesquisadores.

Outros grupos – Morcegos não são os únicos animais que estabelecem laços fortes. Elefantes, golfinhos e alguns primatas também têm relações que duram uma vida. “Informações sobre a dinâmica das interações sociais entre esses indivíduos é de grande importância para a compreensão da evolução da sociabilidade animal, incluindo a dos seres humanos”, dizem os cientistas. “No entanto, dados detalhados de longo prazo sobre a dinâmica da vida social de mamíferos silvestres e de suas estruturas familiares são escassos”.

Continua após a publicidade
Publicidade