Clique e assine a partir de 9,90/mês

Cientistas propõem definição de sexto sabor: gorduroso

De acordo com pesquisadores, a percepção da gordura nos alimentos pode ter relação com a obesidade

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 16h06 - Publicado em 9 fev 2015, 18h41

Cientistas australianos defendem que o “gorduroso” seja reconhecido como sexto sabor básico, além dos atuais amargo, doce, salgado, azedo e o pouco conhecido umami – sabor associado à culinária japonesa, característico do Ajinomoto.

Em um estudo publicado no periódico Flavour na última semana, pesquisadores da Universidade Deakin afirmam que são extensas as evidências em favor da nova definição. De acordo com eles, a gordura preenche todos os critérios para a definição de uma categoria exclusiva de sabor, entre as quais: é independente dos demais sabores; provoca um efeito fisiológico específico; pode ser detectado pelas papilas gustativas isoladamente. Atualmente, a gordura está mais relacionada à textura de um alimento do que ao sabor em si.

Leia também:

Crianças obesas têm menos sensibilidade nas papilas gustativas

Para os autores, a percepção da gordura nas comidas pode ter relação com a obesidade. Em estudos anteriores, eles descobriram que pessoas mais sensíveis à gordura tendem a comer menos. Já indivíduos acima do peso precisavam de quantidades maiores de gordura para notar o gosto.

(Da redação de VEJA.com)

Continua após a publicidade
Publicidade